A Administração Geral da Alfândega da China informou, nesta terça-feira (8), que o país importou 7,39 milhões de toneladas de soja em novembro. O volume é, ainda de acordo com as informações da instituição, 23% maior do que no mesmo período do ano anterior e 34% maior do que o importado em outubro. O número fica abaixo apenas do recorde de 9,5 milhões de toneladas registrado em julho.
Ainda assim, outro recorde pode ser observado com os últimos números. Nos primeiros 11 meses do ano comercial, as compras chinesas da oleaginosa já chegam a 72,6 milhões de toneladas, ou seja, 15,4% a mais do que em relação ao mesmo intervalo da temporada anterior.
“As importações de soja da China continuam em um ritmo recorde”, informou, em nota divulgada pelo portal internacional Agrimoney, o Banco da Austrália & Nova Zelândia. “Os estoques insuficientes de outros componentes de bastante proteína para a ração animal têm sido o principal direcionador da demanda da nação asiática em 2015”, diz o reporte.
Dessa forma, a projeção do banco para todo o ano de 2015 é de que as importações de soja da China alcancem as 80 milhões de toneladas pela primeira vez. Caso se confirme, o número ficaria bem acima das 71 milhões de toneladas de 2014 e ainda exibiria um significativo aumento em relação ao volume de 2013, quando foram adquiridas 63 milhões de toneladas.
Os números da Alfândega mostraram ainda que as importações chinesas mensais de óleos vegetais também cresceram em cerca de 45% este ano para 580 mil toneladas, alcançando, nos primeiros 11 meses do ano comercial, 6 milhões de toneladas, 1,3% a mais do que em 2014.
Com informações do site internacional Agrimoney
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas